segunda-feira, 14 de novembro de 2011

TARTE DE ESPINAFRES E QUEIJO FETA COM COGUMELOS E ALHO FRANCÊS


Uma tarte deliciosa, rápida e que teve como fonte inspiradora uma das muitas receitas em 30 minutos que o Jamie Oliver nos tem dado a conhecer...
Assim, parti da base dos espinafres e do queijo feta e misturei-lhe alho francês e o meu ingrediente preferido: cogumelos! Substituí a massa filo por massa folhada, só para variar e porque acho que combina bem a mistura de ingredientes que escolhi. Com alguns pinhões e uma malagueta vermelha, eis que a tarte de hoje fica "de comer e chorar por mais".

TARTE DE ESPINAFRES E QUEIJO FETA COM COGUMELOS E ALHO FRANCÊS

1 embalagem de massa folhada
15 a 20 cogumelos frescos
1 embalagem de espinafres frescos pré-lavados
1 alho francês pequeno (só a parte branca)
3 a 4 dentes de alho
1 embalagem de queijo feta
60 grs de pinhões descascados
azeite qb
sal
1 malagueta vermelha

Numa caçarola baixa que também sirva para ir ao forno, deito o azeite os alhos esmagados, os cogumelos laminados, o alho francês cortado fino, o sal e a malagueta finamente picada. Deixo cozinhar até os cogumelos terem reduzido para cerca de metade do tamanho. Nessa altura junto os espinafres e os pinhões. Deixo cozinhar por mais 5 minutos e em seguida junto o queijo feta cortado em cubos e envolvo tudo.

Passo este preparado para uma tijela e nessa mesma caçarola onde preparei o recheio, desenrolo a minha base de massa folhada pré-preparada, mantendo o papel vegetal por baixo. Por cima coloco o recheio e com as pontas da massa tento criar uma tampa à tarte, o melhor que posso.
Vai ao forno previamente aquecido (200 graus) por cerca de 20 minutos e VOILÀ!

Não diria que demorou 30 minutos como o nosso amigo Jamie faria! Sendo realista, diria que, entre todos os passos, levou cerca de 40 minutos a concretizar, o que, para o resultado final não me parece nada mal.

Sirvam esta tarte com uma salada de tomates variados e sejam felizes!

3 comentários:

  1. um blog de ficar com agua na boca.muito bom.
    visite http://atitude-critica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Olá Xanoca
    Adoro o teu blog, queria seguir mas não consigo, os blogues têm andado esquisitos, tb não tenho conseguido fazer comentários...
    Um beijinho
    Sonia

    ResponderEliminar
  3. Olá! Mas afinal o comentário está aqui! Mas sim, já várias pessoas se queixaram do mesmo! Bjo

    ResponderEliminar