sexta-feira, 4 de novembro de 2011

CEBOLINHAS GRATINADAS


Tenho que confessar que às vezes me sinto um pouco farta dos acompanhamentos mais tradicionais... Um assado vai bem com um arroz de forno, uma salada de alface ou rúcula, umas batatinhas assadas... Um salmão grelhado pode ser servido com batatinhas novas cozidas e feijão verde salteado...

Sinto muitas vezes necessidade de inovar nos acompanhamentos, até porque, para mim que não como carne, transformam-se muitas vezes no prato principal. Hoje gostava de partilhar uma receita hiper simples de cebolinas gratinadas. São uma delícia e servem infinitos fins, desde acompanhameno de pratos de carne e peixe assados, à base de "brushettas", ou sandes abertas, passando por pratos de massa, sobretudo saladas à base de massas variadas.

CEBOLINHAS GRATINADAS

20 cebolinhas
3 dentes de alho
1 dl de azeite
Sal a gosto
pimenta
1 colher de sopa de mel, para salpicar as cebolinhas
Sumo de limão

Descasco as cebolinhas e coloco-as num tabuleiro de ir ao forno. De seguida descasco os alhos e esmago-os no esmagador. Junto aos alhos e às cebolas o sal, a pimenta, o mel (que deixo cair em fio pelas cebolinhas), o sumo do limão e por fim rego com o azeite. Vai ao forno médio cerca de 30 minutos. Se ao fim de 15/20 minutos achar que as cebolinhas estão a ficar demasiado coradas coloco uma folha de papel de aluminio por cima do tabuleiro e deixo cozinhar o resto do tempo.

Quando sirvo, gosto de colocar as cebolinhas num pequeno tabuleiro de barro e levo à mesa. São deliciosas e super polivalentes!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário