segunda-feira, 7 de novembro de 2011

BERINGELAS RECHEADAS


Esta receita é dedicada ao Pedro que não aprovou os tomates recheados que comeu no fim de semana!

Este recheio pode ser utilizado para rechear não só beringelas como também tomates, pimentos ou mesmo cebolas.

No fim de semana comprei 2 lindas beringelas no mercado de produtores. Já a pensar em cozinha-las desta forma, optei por 2 bem "carnudas" para que o seu interior fosse farto e para que as suas metades servissem de uma boa "cama" ao recheio.

Esta é uma receita da minha autoria tendo por base o meu estufado de cogumelos que me serve de ponto de partida para muitos pratos.

BERINGELAS RECHEADAS

2 beringelas "carnudas"
1 cebola roxa média
2 dentes de alho
10/12 cogumelos laminados
1 lata de atum em azeite
noz moscada ralada
sal QB
0,5 dl de azeite
1 limão
1 malagueta vermelha
1 fatia de quejo flamengo da bola com cerca de 1 cm de espessura


Em primeiro lugar corta as beringelas ao meio e retiro-lhes o miolo com o cuidade de não perfurar a pele. Seguidamente salpico as 4 metades com sumo de limão para não oxidarem muito e coloco o miolo das beringelas com sal grosso dentro de um escorredor para sair a maior parte do suco durante cerca de meia hora. Depois, vou tratar do recheio: descasco e lamino a cebola, pico os dentes de alho, e corto o miolo da beringela em pedaço com cerca de 1x1 cm. Deixo cozinhar cerca de 10 minutos e junto os cogumelos laminados, a noz moscada ralada no hora, e o sumo do limão. Mais uns minutos no lume e é altura de juntar o atum.
Quando sentir que está apurado e no ponto, retiro do lume.

Entretanto ja cortei a fatia do queijo em cubinhos e posso então rechear as beringelas. Coloco uma camada de recheio, uns pedaços de queijo no meio e nova camada de recheio. Por fim ralo um pouco de Parmagianno Regianno por cima do recheio e vai ao forno médio cerca de 30 minutos.

Quando retiro do forno, coloco no prato de servir e salpico com umas folhinhas de Sálvia picadas.

Pronto a servir!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário