terça-feira, 8 de novembro de 2011

PIZZAS!!!!! YUPI!!!!



Pois é! É um dos pratos preferidos da criançada e da maior parte dos adolescentes. Para dizer a verdade é um dos meus pratos preferidos.... é um daqueles pratos em que podemos inventar, inventar, inventar e ainda inventar à vontade!

No Domingo passado a Beatriz (13 anos, filha de um amigo, um doce de miúda, "devoradora de pizzas") almoçou cá em casa. Há já algum tempo que lhe tinha prometido que havia de fazer as minha pizzas para ela, já que tanto gosta da coisa! E assim, no Domingo, meti mãos à obra!

Não tinha muita coisa em casa, tinha tido preguiça de ir ao supermercado (eu gosto mesmo é de ir ao mercado, à feira, à Biocoop, mas ao supermercado não!), por isso tive que me organizar com os ingredientes que havia... Apesar disso, acho que ficaram muito boas! Até o Lory, que não come queijo de todo, comeu pizza, sem queijo, claro está! No fim perguntou: - Não há mais?

PIZZAS PIZZAS E MAIS PIZZAS

A massa:
Uso uma receita do "Jamie Oliver - Cozinha na Itália". Resulta sempre bem... (dá 4 pizzas individuais)
300 ml de água
500 grs de farinha de trigo sem fermento
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açucar
1 colher de sopa de azeite
7 grs de fermento seco para pão

Molho de Tomate:

8 tomates maduros (cerca de 2 por pizza)
10 folhinhas de manjericão
2 cebolas grandes
4 dentes de alho
azeite qb
sal
1 malagueta vermelha (no Domingo não usei por causa da Beatriz, mas adoro)

Recheio:
Usei
- Cogumelos
- Atum
- Banana
- Queijo de cabra
- Queijo Mozzarela

Preparação da massa:

Junto todos os ingredientes na taça da máquina de fazer pão e ponho a amassar no programa 9 (massas italianas). São 15 minutos a amassar e em seguida retiro e reservo durante cerca de 30 minutos.

Preparação do molho de tomate:

Lavo e corto os tomates para uma panela, corto as cebolas e os alhos, sem grandes definições uma vez que tudo vai ser passado com a varinha mágica dentro de algum tempo. Junto também o manjericão, o sal e o azeite. Levo ao lume e deixo cozinhar por 20 minutos. Com uma colher de pau esborracho um pouco os tomates antes de colocar a panela ao lume. Uma vez que não uso água na preparação, evito assim que os ingredientes peguem ao fundo da panela. Quando os tomates e as cebolas estiverem cozidas desfaço tudo com a varinha mágica até ficar um creme. Se os tomates tiverem muita água e o molho ficar muito líquido, costumo juntar uma colher de sopa de farinha, que desfaço num pouco do caldo do tomate, antes de juntar, e levo novamente ao lume a engrossar um pouco.

Preparação dos ingredientes:
Para estas pizzas o único ingrediente que precisa de preparação são os cogumelos.
O atum também pode ser cozinhado antes de passar a fazer parte da constituição da pizza, em caril, por exemplo, fica muito bom e muito bem na pizza. Teríamos assim a chamada pizza de fusão!
Coloquei os cogumelos numa caçarola baixa com 3 dentes de alho picados, sal, azeite e sumo de meio limão. Deixo cozinhar e reduzir bastante até ficarem quase sem molho. Reservo.

Montagem das Pizzas:

Passados que são os 30 minutos necessários para fazer a massa levedar, divido-a em 4 porções iguais e estendo-a com a ajuda do rolo da massa e da mesa enfarinhada.
Depois de estendida ao gosto de cada um (mais grossa ou mais fina), coloco por cima o molho de tomate, seguido dos restantes ingredientes.
Para a pizza do Lourenço (sem queijo) coloquei em seguida uma generosa quantidade dos meus cogumelos previamente cozinhas e cerca de uma latinha de atum em azeite. Nas outras, usei uma abundante camada de queijo mozzarela por cima do molho de tomate e numa cogumelos e atum, noutra queijo de cabra e atum, noutra queijo de cabra e banana.
Oregãos, usei e abusei: Adoro!

20 minutos e forno e YUPI!!!! Pizzas prontas para a minha "devoradora oficial de pizzas" preferida - segundo as suas próprias palavras!

2 comentários:

  1. A melhor pizza que alguma vez comi foi esta, a a terceira da minha vida. Sim, não pensem que é fácil comer uma pizza sem queijo...

    ResponderEliminar
  2. Os meus olhos também comem e parece-me muito bem :)
    Parabéns Xanoca :)

    ResponderEliminar