domingo, 6 de novembro de 2011

BACALHAU À BRÁZ E À MINHA MODA


Como já tenho dito por estas paragens sou uma amante de bacalhau!!!
Como uma grande parte dos meus compatriotas, adoro bacalhau à Bráz. Sempre achei, no entanto, que este prato era um verdadeiro pesadelo calórico. O azeite, que não pode ser pouco, as batatas fritas também cheias de gordura... enfim... para quem fica facilmente com uns quilinhos a mais, decididamente não seria a melhor opção. Até agora!

Um destes dias, pensei em transformar este prato numa iguaria igualmente boa mas um pouco mais "ligth". Acho que consegui. Não me vou por a contar calorias que não tenho paciência, mas o senso comum, o bom senso, assim mo diz.

Vamos antão a esta receitinha boa boa!!!

BACALHAU À BRÁZ E À MINHA MODA

2 embalagens de bacalhau, em filetes, demolhados por 12/18 horas (consoante a grossura dos filetes)
3 batatas grandotas fritas em palha (ou em alternativa 1 pacote de batata palha boa, tipo saloinha)
4 cebolas
4 dentes de alho
1,5 dl de azeite
1 cougette grande cortada em palha
sumo de meio limão pequeno
Salsa picada para polvilhar
2 ovos
sal qb

Eu corto a cebola às rodelas, pico os alhos, junto tudo num tacho e rego com os 1,5 de azeite a que junto umas gotas de sumo de limão. Deixo a cebola cozer no azeite (até ficar mole mas branquinha) e em seguida junto o bacalhau demolado e desfiado. Deixo cozer cerca de 10 minutos em lume médio. Seguidamente certifico-me que o preparado está, até aqui, no ponto certo em relação ao sal e restantes temperos. Se achar necessário adiciono mais umas gotas de sumo de limão e um pouco mais de sal. Nesta altura junto a courgette (que cortei em balha no robot) e logo de seguida a batata frita. Deixo que tudo cozinhe um pouco mas por poucos minutos, 2/3 minutos, para que se continue a sentir a consistência e textura dos ingredientes.

Agora é altura de juntar os 2 ovos batidos e a salsa picada. Mexo bem mas com suavidade para que fique bem misturado mas com as texturas todas presentes. Não convém deitar os ovos no bacalhau sobre lume forte. Este deve ser reduzido até ao mínimo, nesta fase.

Este bacalhau pode ser servido com uma salada de tomate e pepino ou outra da preferência.

E pronto! A courgette substituiu cerca de 1/3 das batatas fritas do prato o que o torna substancialmente menos calórico. A cougette é um excelente ingrediente. Retem em si o sabor do meio em que está envolvida e ao mesmo tempo tem uma excelente textura, aveludada e com alguma consistência, desde que não demasiado cozinhada.

Sem comentários:

Enviar um comentário