quarta-feira, 23 de novembro de 2011

BACALHAU COM BROA


Gosto mesmo muito de pratos de bacalhau! Num dia em que me apetece alguma coisa especial penso quase imediatamente em bacalhau com broa. Tenho dificuldade em dize-lo de forma absoluta, mas acredito que seja esta a forma de cozinhar bacalhau de que mais gosto! e um dos meus pratos preferidos senão mesmo o meu preferido.

É o prato mais consensual que conheço. Quase todos os meus amigos adoram. Quando há festas e reuniões em que cada um de nós leva um prato ou alguma coisa cozinhada, normalmente a minha encomenda é o dito bacalhau! Cá em casa também faz sucesso e tem a acrescer a grande vantagem de ainda ficar melhor de um dia para o outro.

Como a elaboração é um pouco demorada, costumo fazer sempre uma quantidade que dê para duas refeições, pela razão evocada antes e também pela praticidade da coisa. Mesmo para quem gosta de cozinhar, como eu, Às vezes, ter uma refeição pronta a consumir no frigorífico, é um prazer!

BACALHAU COM BROA

4 postas de bacalhau
2 broas de milho pequenas
2 cebolas grandes
1 cabeça de alhos
1 ramo de coentros
Azeite q/b
Sal

Começo por cozer e desfiar o bacalhau.
Depois faço um refogado com as cebolas, meia cabeça de alhos e azeite (bastante). Quando a ebola está branca e mole junto o bacalhau em lascas e deixo cozinhar 10 / 15 minutos.

Paralelamente, pico, no robot, as broas de milho, os restantes dentes de alho e os coentros. Despois de tudo bem picado e misturado acrescento azeite suficiente para envolver todo o preparado.


Quando o bcalhau está bem envolvido nos sabores da cebola e do alho, fora do lume, misturo-lhe a broa de milho picada com os restantes ingredientes. Envolvo bem e coloco num recipiente de ir ao forno, onde fica durante cerca de meia hora ou até estar dourado por cima.

Uma delícia! Normalmente acompanho com bróculos cozidos.

Bom apetite!

2 comentários: