sábado, 29 de outubro de 2011

DIA DE MERCADO



Hoje foi dia de compras... Ir ao supermercado é uma obrigação, ir ao mercado é um prazer!!! Gosto muito destas manhãs em que decido ir ao mercado de produtores de Sintra. Uma vez que moro no concelho, parece-me óbvia a escolha deste simpático mercado.

O Mercado de Produtores de Sintra localiza-se junto à entrada do Mercado da Estefânea (Sintra), onde funciona desde 1958. Aliás o Mercado da Estefânea, surgiu para abrigar estes produtores que, todavia, continuam a manter venda no seu exterior. A intenção é escoar produtos da época, produzidos pelos próprios vendedores (cerca de 50), não sendo admitidos produtos fruto de revenda. Estes vendedores nunca se encontram na totalidade, dado que se distribuem pelos dias em que se realiza feira (terças, sextas e sábados).


Tanto do ponto de vista cultural como do ponto de vista económico, os mercados são uma forma de promover e valorizar os produtos de Sintra. Pelo que me disse uma vendedora o dia hoje foi muito bom em comparação com os sábados anteriores... Eu procurei desesperadamente por espinafres para fazer esparregado e já não encontrei... A verdade é que não fui cedo e como o dia foi bom, alguns produtos desapareceram depressa.

Comprei cebolinhas maravilhosas para fazer caramelizadas, batatas doces, beringelas, courgettes, peros bravo esmofo, maçãs reinetas, nabos, pimentos, alhos, cebolas brancas normais, alface, batatinhas novas, tomates e ainda coentros. Tudo isto por menos de 20 euros!!! (cerca de 17 euros)

O peixe também é também muito apetecível por aqui, fresco e com preços muito razoáveis... Comprei salmão fresquinho para o almoço... 3 belas postas por 7 euros.

A paragem na banca dos queijos frescos é imprescindível. São, na minha opinião, os melhores queijos frescos do mercado. Vale mesmo a pena!

A banca dos frutos secos é um ex-libris do mercado da Estefânia! Sultanas pretas e pinhões foram as compras de hoje! 6,30 euros

Matei saudades dos produtores, assim como dos seus deliciosos produtos!
Para a semana há mais.

Entretanto, o salmão grelhado, ao almoço, estava muito bom... fiz um molho com azeite, coentros picados e um dente de alho esmagado. Delicioso!

1 comentário:

  1. O passeio foi uma maravilha, mas o cansaço deixou a autora em mau estado. A refeição ficou uma delícia para não variar, o texto é que sofreu com as gralhas;)

    ResponderEliminar