sexta-feira, 28 de outubro de 2011

EMBRULHO DE VEGETAIS AGRIDOCES


Não gosto de estragar nada cá em casa, muito menos comida!
Esta semana fiz uma tarte de massa filo com cogumelos e cougette. Sobrou massa e como não deve ficar aberta muito tempo no frigorífico porque seca com muita facilidade, resolvi fazer hoje para o jantar um "embrulho" de vegetais agridoces, aproveitando o resto da minha massa. Muito simples e com óptimos resultados. Para mim serviu de prato principal, acompanhado por tomate às rodelas. Para o Lourenço serviu como acompanhamento de um belo bifito do lombo!!!

Os vegetais a empregar dependem muito do que houver no nosso frigorífico e na nossa dispensa. É uma receita que permite grande variação nos ingradientes utilizados, mantendo a garantia do sucesso.

Inspirei-me para para esta receita nuns pastelinhos de legumes que a minha amiga Sandra Silva costuma trazer para as reuniões de amigos... Claro que lhe dei o meu toque pessoal... mas a raiz está lá!

Embrulho de vegetais agridoces:
O resto da embalagem da massa filo que sobrou da tarte (cerca de 6 folhas)
Cebola às rodelas finas
3 dentes de alho
1 cenoura pequena ralada
1 courgette pequena cortada em palitos
1 mão cheia de rebentos de soja
1 lata de milho doce pequena
1/2 embalagem de cogumelos frescos laminados
sumo de 1 limão
1 colher de sobremesa de mel
2 colheres de sopa de molho de soja
raspa de meia noz-moscada
1 malaguta vermelha pequena finamente picada
Azeite QB

Numa caçarola baixa ou frigideira com tampa coloco a cebola, os alhos, o sal, a malagueta e o azeite. Deixo cozinhar até a cebola ficar amolecida. Seguidamente coloco a cenoura ralada, a courgette, o milho, os cogumelhos, os rebentos de soja, o sumo de limão, o molho de soja e a colher de mel e tapo, deixando cozinhar por mais alguns minutos (7/10). minutos). Entretanto preparo a massa filo como para a tarde. Coloco sobre uma folha de pape vegetal molhada e escorrida uns fios de azeito e espalho. sobre o papel coloco uma folha de massa, volto a salpicar de azeite, espalho, e volto a colocar uma folha de massa, até estarem 4 folhas sobrepostas. Agora é só por o recheio no meio do embrulho e "embrulhar" a gosto. Vai ao forno média cerca de 107 15 minutos e está pronto a servir. Com rodelas de tomate bem temperadas fica muito bem!!! O Lory diz que com bifinho do lombo também!

Sem comentários:

Enviar um comentário