terça-feira, 25 de outubro de 2011

UM BELO EMPADÃO DE BACALHAU.... E O BACALHAU


Empadão é um prato tradicional da culinária de Portugal e é consumido popularmente, tanto no Brasil como em Portugal. É preparado com puré de batata e principalmente com carne picada de bovino, embora existam variantes com atum, frango ou bacalhau.

Gosto muito de bacalhau! Acho que são os pratos com bacalhau os que mais me entusiasmam.
Talvez porque não como carne e o bacalhau permita a execução de vários pratos que tradicionalmente se confeccionam com carne, alguns dos quais tenho às vezes nostalgia por não comer. O empadão é um desses pratos. Quando miúda era o meu prato favorito e sempre gostei ao longo da vida. Até que deixei de comer carne (facto com o qual me sinto muito bem - física e psicologicamente), altura em que passei a inventar outros empadões... Tofu, seitan, cogumelos, salmão e bacalhau...

Mas atenção ao bacalhau que comemos... o bacalhau capturado no Atlântico está a escassear e as políticas de pesca deste animal não estão a ajudar. Sempre que possível comam, como eu, bacalhau do Indico. Encontra-se no LIDL com muita facilidade. Hoje em dia o bacalhau tem obrigatoriamente que dizer qual a sua proveniência. Bacalhau desfiado ou filetes há sempre no LIDL com o Indico como origem. Esta é uma questão muito muito importante e se todos nós fizermos o nosso "bocadinho" talvez o bacalhau do Atlântico tenha oportunidade de recuperar... a ver vamos...

Agora a receitinha de hoje:
2 postas de bacalhau ou 1 embalagem de filetes de bacalhau (demolhado em qualquer dos casos)
2 cebolas médias
2 dentes de alho
azeite QB
salsSumo de limão
salsa picada
6 Batatas cozidas médias
leite (cerca de 5 dl)
noz moscada moída
1 colher de manteiga
2,5 dl de água
3 ovos cozidos (biológicos de preferência - sou mesmo muito esquisita com os ovos)
sementes de sésamo pretas
2 raminhos de rosmaninho

Começo por cozer e desfiar o bacalhau. De seguida preparo a cebolada com a cebola em rodelas, os alhos picados, o azeite e o sal. Depois de a cebola ter amolecido junto o bacalhau cozido e desfiado e deixo apurar por mais uns minutos - 7/10 minutos. Ao mesmo tempo vou preparando o puré de batata e ponho os ovos a cozer. Esmago as batatas e junto o leite e a noz moscada, assim como a manteiga e o sal. Deixo aquecer bem até fervilhar ao mesmo tempo que rectifico os temperos. O bacalhau está, entretanto, cozinhado e esta é a altura de lhe juntar umas gotas de sumo de limão (cerca de meio limão) e um raminho de salda picada.

Agora é só montar o fantástico empadão.
Gosto de o fazer numa caçarola mas também pode ser num tabuleiro (não muito grande) que possa ir ao forno. Começo por colocar o preparado de bacalhau, em seguida uma camada de ovos cozidos cortados às rodelas finas e por fim o puré de batata. Por cima costumo colocar umas rodelas de ovo cozido que reservei para esse fim. Para finalizar polvilho o meu empadão com umas sementes de sésamo pretas e uns raminhos de alecrim que lhe darão um aroma especial. Vai ao forno a gratinar cerca de 15 minutos a 220 graus em forno previamente aquecido, de preferência.


E já está!!! Fácil e óptimo!!!
Se quiserem poupar tempo (não poupam muito, de facto) podem usar puré de batata em flocos. Se bem temperado com noz moscada e um pouco de manteiga quase não se nota a diferença!

BOM APETITE!!!!

1 comentário: