quarta-feira, 26 de outubro de 2011

TARTE DE COGUMELOS E COURGETTE


Tarte é uma caixa de massa quebrada, areada ou folhada que vai ao forno e é guarnecida com frutas, compota, creme ou recheio salgado.

Neste caso utilizei massa filo. Gosto muito da textura crocante desta massa e resulta muitíssimo bem com o recheio de hoje.
A massa filo comprei no supermercado como toda a gente normal...
Esta receita é uma inspiração do Jamie Oliver mas o recheio é completamente da minha autoria. Uma combinação entre o Lory não gostar de queijo e eu não comer carne!!!
Eis que surje a tarde de cogumelos e courgette de hoje.
Os cogumelos são um produto muito consensual cá em casa. Ambos gostamos e muito.
De courgette estou cada vez mais fã! Este fantástico alimento tem a particularidade de absorver os sabores dos alimentos mais fortes que a rodeiam, conferindo ao prato uma textura muito aveludada!

Tarte de cogumelos
2 cebolas médias
2 dentes de alho
azeite QB
Sal
1 malagueta vermelha cortada finamente
2 colheres de sopa de molho de soja
sumo de 1/2 limão
1 embalagem de cogumelos frescos laminados
1 courgette "jeitosa"
noz moscada
1 embalagem de massa filo
rúcula para enfeitar

Começo por cortar a cebola em rodelas (uso normalmente o robot) e picar o alho para uma caçarola de paredes baixas. Junto o azeite, a malagueta, o sal, o molho de soja e um pouco de sumo de limão. Deixo cozinhar até a cebola ficar amolecida, mas não dourada. Junto os cogumelos e mais sumo de limão, assim como meia noz moscada ralada. Deixo cozinhar os cogumelos por 10 minutos e em seguida junto a courgette cortada em palitoa finos (uso o robot para facilitar a tarefa) e deixo cozinhar por mais 3 ou 4 minutos.

Entretando vou preparando a massa filo. Para este efeito utilizo a técnica do Jamie Oliver. Molho um pedaço jeitoso de papel vegetal, aperto-o na mão para escorrer a água toda e em seguida entendo-o sobre a mesa de trabalho. Depois, salpico-o de azeite. Coloco 2 folhas de massa filo, lado a lado, sobre o papel e volto a salpicar de azeite. Coloco mais 2 folhas e assim sucessivamente até ter 4 camadas de massa. Seguidamente transfiro o papel e o seu conteúdo para uma forma de tarte que possa ir ao forno. 2 folhas de massa lado a lado chegam e sobram para cobrir toda a superficie da forma. Depois desta estar moldada à superficie da mesma, insiro o recheio e utilizo as zonas que sobram para fora da forma para fazer a cobertura da tarte. É só ir virando para cima. O papel podemos cortá-lo à volta da forma, mantendo-o só por baixo da massa para ser fáxil de retirar.
Levo a forno médio/quente (200º) por cerca de 20 / 25 minutos. Tem que ficar coradinha por cima e crocante!

Finalmente retiro para um prato de serviço e decoro com umas folhinhas de rúcula, que por sinal vão muito bem com a tarte.

Deliciem-se, tal como nós hoje ao jantar!!!!

2 comentários:

  1. Maravilha!
    só que me deve ter calhado a malagueta toda na última garfada :)

    ResponderEliminar
  2. Vou experimentar...a receita é deveras sugestiva :))

    ResponderEliminar