quinta-feira, 27 de outubro de 2011

SALMÃO COM BATATINHAS NOVAS NO FORNO, EM CAMA DE CEBOLA,


Como eu gosto da combinação de batatinhas e cebolas assadas!!!!
Ficam ambas deliciosas, sejam cebolinhas ou cebolas às rodelas, o que interessa é mesmo a combinação de sabores. Regadas com bom azeite e com uns dentinhos de alho picados, não há para mim melhor acompanhamento para peixe ou mesmo carne assados. Para vegetarianos, se misturarmos tofu fresco, aos quadradinhos, ao assado de batatas e cebolas, este fica delicioso, proteico o suficiente e completamente vegan.

Agora a receitinha de hoje:
2 postas ou lombos de salmão
10 batattinhas novas pequenas
1 cebola grande fatiada
3 dentes de alho
azeite
um pouco (cerca de 2 cm2) de raiz de gengibre ralada
umas gotas de sumos de limão
sal

Eu uso normalmente um tabuleiro pequeno de ir ao forno.
Descasco as batatinhas e corto ao meio as que considero grandes demais para cozinharem inteiras. Às mais pequenas dou somente um corte horizontal para cozinharem mais depressa.
Coloco as batatinhas no tabuleiro juntamente com a cebola – tento que fique alguma por baixo das batatinhas - os dentes de alho picados, o gengibre ralado, o azeite, o sal e umas gotas de sumo de limão.
Deixo cozinhar durante cerca de 45 minutos em forno médio/forte 200/220ºC.
Depois de achar que as batatinhas estão com um aspecto douradinho, junto o salmão cortado em cubos. Nesta altura costumo acrescentar mais umas gotas de sumo de limão e um pouco mais de azeite. Deixo ir ao forno cerca de 10 minutos. Retiro e coloco os bróculos, que entretanto cozi durante 3 minutos, junto às paredes do tabeleiro. Salpico com azeite e volta ao calor por mais 3 ou 4 minutos. Retiro e sirvo de imediato. Eu costumo salpicar o assado com 1 ou 2 pequenos pepimos em pickes, finamente picados.

Estava delicioso!!!! Super fácil! - Provem!

2 comentários:

  1. huuummm...nham, nham....só o aspecto já dá fome!
    Se posso dar uma sugestão, tenta (se gostares)com uns oregãozitos....quanto a mim, acho que os orégãos dão um sabor especial ao salmão!

    ResponderEliminar
  2. Boa Mar! Obrigada pela sugestão! É isso mesmo que eu gostava que surgisse! Diálogo, troca de ideias e dicas. Vai aparecendo quando puderes. Bjo

    ResponderEliminar