segunda-feira, 24 de outubro de 2011

RISOTTO DE COGUMELOS



O risotto é um prato típico italiano em que se fritam levemente as cebolas e o arborio, ou o arroz em manteiga, e se vai gradualmente deitando caldo de carne e outros ingredientes, até o arroz estar cozido e não poder absorver mais líquido.
Risotto, que significa literalmente pequeno arroz, é um prato típico da região do Norte da Itália, mais especificamente ele provém da Lombardia. O risoto data do século XI quando o sul da Itália era dominado pelos Sarracenos e esses trouxeram o grão usado para a preparação do risotto.

Hoje ao almoço apeteceu-me alguma coisa menos banal do que os grelhados ou saladas que normalmente faço, que são rápidos, saudáveis e saborosos. Hoje estava em dia de degustar um almocito um pouco diferente. Numa rápida e abrangente abordagem ao frigorífico deparei-me com uma embalagem de cogumelos frescos... e voilá!!!!!

Risotto de Cogumelos...
1 cebola picada no robot
2 dentes de alho picados no robot
Alguns (a olho) cogumelos "Porcini" secos de boa qualidade
(normalmente compro na loja goumet do El Corte Inglés)
Azeite qb
1 caneca pequena de arroz própria para risotto
Sal
Noz moscada
Umas gotas de sumo de limão
1 Embalagem de cogumelos frescos
1 Ramos de Salsa
1 colher de manteiga
Um pouco de parmesão ralado


Normalmente utilizo uma caçarola baixa como a da foto mas com tampa.
Coloco a cebola picada, os alhos, o azeite, os cogumelos secos, picados juntamente com a cebola e o alho, o sal e a noz moscada (ralada no hora), como ía dizendo, coloco tudo na caçarola e deixo os sabores serem envolvidos uns pelos outros durante cerca de 5 minutos em lume médio. Seguidamente, junto os cogumelos frescos laminados grosso modo, e deixo cozinhar por mais 5/7 minutos, de tampa colocada. Nesta altura, costumo colocar o arroz e um pouco de água a ferver. A partir daqui é o procedimento típico de um risotto, ou seja: água, mexe, deixa cozinhar, água, mexe, deixa cozinhar até estar cozido!!!! Agora é o momento de juntar a manteiga e mexer! Algures por aqui junto umas gotas de sumo de limão e logo a seguir ralo um pouco de parmesão e junto ao meu arrozinho que já me faz água na boca!!!
Entretanto já piquei o ramo da salsa e está na hora de incorporá-lo no risotto.
Vou já comer que não aguento mais....

Ah! O risotto tradiconal leva normalmente vinho na sua elaboração. Eu prefiro sentir melhor o sabor dos cogumelos e do resto dos ingredientes. Não sou fã de cozinhar com vinho, por isso, o meu risotto só bebe água ;)

1 comentário: