terça-feira, 1 de maio de 2012

BOLO DE CHOCOLATE COM COBERTURA DE MORANGOS

Eu não sou muito de sobremesas... doces sobretudo, mas este bolo de chocolate fez as delícias cá em casa.  Já o fiz por duas ocasiões diferentes.  A primeira foi no dia de anos do Lourenço e funcionou perfeitamente como bolo de aniversário. Eu própria tenho que confessar que não lhe resisto com a mesma facilidade com que resisto a outras sobremesas....


Este é um bolo inspirado numa receita da Sophie Dahl, do livro "As Voluptuosas Receitas de Sophie Dahl", o seu a seu dono, claro está.  O que também está claro é que eu não consigo seguir uma receita 100% à risca e faço-lhes sempre umas adaptações à minha maneira, até porque isso é o que é giro na cozinha, o seu lado criativo!







INGREDIENTES
300 g de chocolate partido em pedaços
225 g de açucar em pó
2 dl de água a ferver
225 g de manteiga aos pedaços
6 ovos
1 colher de chá de café em pó
1 pedacinho de gengibre ralado com cerca de 2x2 cm

Para a cobertura 
500 g de morangos
50 g de açucar em pó
chocolate preto ralado a gosto

Eu começo por untar uma forma de fundo amovível com manteiga porque é o que menos gosto de fazer.  Da primeira vez fiz numa forma de pirex e embora fique bonito, tem que ser servido e cortado na própria forma, não se consegue desenformar.  Por isso aconselho a forma de fundo amovível de cerca de 20 cm de diâmetro. 

No robot de cozinho moo o chocolate cortado aos pedaços com o açúcar em pó até reduzir tudo a pó.
de seguida, numa taça grande misturo a água a ferver ao preparado de chocolate com açúcar e adiciono também a manteiga, as gemas de ovos, o café e o gengibre.  Noutra tigela bato as claras em castelo que adiciono ao preparado anterior envolvendo muito bem com a colher pau.  É mesmo importante que a mistura fique homogênea para que o bolo coza de forma uniforme.
Vai ao forno a 180 ºC cerca de 50 minutos.  Vá tomando cuidado para que não queime por cima.  A meio da cozedura costumo colocar-lhe um pedaço de papel de alumínio por cima para não tostar demais.

Depois de retirar do forno deixo arrefecer antes de o colocar no frigorífico.  Umas 2 horas antes de servir faço a cobertura juntando o açúcar em pó a 400 g de morangos.  Reduzo-os a puré com a varinha mágica e deito esta mistura por cima do bolo deixando escorrer pelos lados.  Por cima salpico com os restantes morangos cortados em cubos pequeninos ou às rodelas. Vai ao frio pelo menos mais 2 horas antes de servir.  Nesse momento, ralo um pouco de chocolate preto com que salpico o preparado de morangos que cobre o bolo por esta altura.

É simplesmente delicioso!!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário