segunda-feira, 16 de abril de 2012

EMPADÃO DE SALMÃO



Prato ideal para um almoço de grupo 5/6 pessoas, fácil e relativamente económico, este empadão de salmão é também uma forma fácil e saborosa de toda a gente comer peixe, mesmo os menos interessados :)






6 pessoas:

5 filetes de salmão
3 cebolas
3 dentes de alho
2 malaguetas vermelhas
azeite q.b.
2 kg de batatas
leite (cerca de 4 dl)
2 colheres de manteiga
noz moscada
sumo de limão (1 limão)
sal q.b.
sementes de sésamo


Primeiro que tudo faço o puré! Depois de cozidas as batatas, esmago-as com a ajuda de um garfo, junto a manteiga, a noz moscada moída e o leite. Mexo muito bem, volto a colocar ao lume e deixo fervilhar por breves instantes mexendo sempre. Depois, desligo o lume e deixo repousar enquanto trato do salmão.



Seguidamente parto as cebolas às rodelas e pico os altos para dentro de uma caçarola, junto o sal, as malaguetas finamente picadas, o azeite e o sumo de meio limão. Por cima deste preparado coloco os filetes de salmão para irem estufando lentamente. Tapo e deixo cozinhas por cerca de 10 minutos em lume médio. De Seguida, desfaço, com a ajuda de um garfo, os filetes de salmão e envolvo-os no preparado de cebola. Rectifico os temperos e deixo cozinhar por mais 10 minutos ou até a cebola estar bem molinha.
Agora, estamos na altura de preparar o nosso tabuleiro para ir ao forno que entretanto já está quente e à sua espera. Primeiro ponho uma camada de puré, depois o preparado de salmão espalhado de uma forma bem uniforme e por fim uma última camada de puré de batata. Por cima da última camada de puré espalho sementes de sésamo em abundância e levo ao forno cerca de 20 minutos deixando alourar as sementes de sésamo que dessa forma ficam muito mais saborosas.

Sirvo com uma boa salada de tomate e... BOM APETITE!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário