domingo, 23 de outubro de 2011

BRUSCHETTA DE TORTILHA E HAMBURGUER



É um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.

Hoje não foi dia de grandes "comezainas", como aliás o nosso jantar não costuma ser.
Para acabar um fim de semana em beleza, de estomago saciado mas não demasiado cheio, resolvi fazer umas "Bruschettas de Tortilla e Hamburguer". Estas receitas têm sempre a variante sem carne. Eu não como carne mas não tenho pruridos em cozinhá-la sempre que é necessário. O Lory gosta demais de carne para adoptar uma dieta sem ela....

Então, aqui fica a receita:

2 fatias de pão de Mafra tostadas
2 tomates de tamanho médio
Azeite de prato
2 dentes de alho
4 folhas de manjericão
1 malagueta verde
4 tiras finas de pimento vermelho
sumo de limão

2 Hamburgueres de carne de proveniencia conhecida
(é de evitar comprar hamburgueres no supermercado, já embalados)

Para a toritlha:
3 batatas médias cozidas e cortadas em cubos
1 cebola média
2 dentes de alho
Azeite para cozinhar
4 ovos
1 raminho de salsa

Execução:

Tortilla
Eu corto a cebola em rodelas finas (uso normalmente o robot), pico o alho fino e coloco ambos os ingredientes juntamente com o azeite numa caçarola baixa que possa ir ao lume e ao forno. Deixo amolecer a cebola e junto as batatas cortadas em cubos. Deixo as batatas tomarem um pouco de cor ao mesmo tempo que a cebola vai reduzindo no azeite. Normalmente junto, nesta fase, um pouco de sal e sumo de limão.
Entretanto, pico finamente a salsa que junto aos ovos batidos (biológicos porque como moro no campo, há sempre vizinhos e conhecidos com galinhas poedeiras). Este preparado junto ao que já "cheira" na caçarola. Deixo cozer por breves minutos em lume médio. Depois passo para o forno mais 3/4 minutos, até estar cozida por cima.

Bruschetta
Tosto o pão e esfrego-o com o alho. Em seguida deixo cair sobre ele uns fios de um bom azeite. Enquanto o pão tosta, corto o tomate em cubos e tempero-o com azeite, sal, sumo de limão e umas folhas de manjericão picadas. Misturo tudo muito bem e normalmente provo uns bocadinhos para perceber se está bem temperadinho. Em seguida começo a montar a bruschetta. Coloco o tomate sobre o pão, depois 1/4 da tortilla, em seguida o hamburguer que entretanto grelhei no ponto, nem demasiado passado nem em sangue. Decoro normalmente con umas tiras de pimento vermelho, cujo paladar combina optimamente com o preparado anterior e uns tomatinhos cereja. Como tenho sempre o limão à mão deixo cair umas gotas sobre a bruschetta já montada.
Para mim, faço exactamente da mesma forma mas não coloco o hamburguer. Se tiver queijo Gouda em casa, coloco um pouco porque acho que o paladar combina muito bem.
Um pouco de rúcula combina na perfeição e embeleza o prato.
E pronto! É só servir!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário